Pular para o conteúdo principal

50 ANOS DE BUDISMO NO VALE DO AÇO, MG




Apresentação do Coral da Divisão Sênior, com regência da professora Íris.

            Ipatinga e região viveu neste 22 de agosto de 2015 um dia histórico com a Convenção Cultural em comemoração aos  50 anos da implantação do Budismo de Nitiren Daishonin no Vale do Aço. O evento é tanto mais significativo porque se confunde com a própria história da cidade, pois foi através da siderúrgica Usiminas, criada em outubro de 1962, que os primeiros japoneses se instalaram no que à época era uma vila pertencente ao município vizinho de Coronel Fabriciano, vindos sobretudo dos estados de São Paulo e Paraná. Com os imigrantes vieram os hábitos e a cultura, com destaque para a culinária e artes como a ikebana, o origami e a caligrafia, além da filosofia grandiosa do Budismo. 
            Muitos tinham se convertido ainda no Japão, outros se converteram após chegarem ao Brasil, graças ao impulso propagador do pós-guerra promovido pela Soka Gakkai, no movimento chamado Kossen-rufu.


           
Apresentação da Divisão Feminina de Jovens.










Crianças seguram cartazes alusivos à história da BSGI no Vale do Aço.











Dança das fitas, descontração e alegria











KOSSEN-RUFU E DESENVOLVIMENTO DE VALORES HUMANOS

          Kossen-rufu significa ampla propagação e é uma das bases do Budismo de Nitiren Daishonin. Ele obedece ao princípio fundamental budista de que o ser não se separa do seu ambiente, ambos constituem a mesma entidade, o que em termos sociais significa que o indivíduo não pode ser pensado separadamente de sua comunidade. Sendo assim, para realizar a revolução humana ou auto-aprimoramento, que é o objetivo primordial da prática budista, é preciso atuar junto às pessoas, realizando na prática – e não de forma meramente doutrinal ou teórica - a compaixão e a solidariedade.  
            Ao mesmo tempo em que realizam essa nobre missão, os dedicados membros da Soka Gakkai buscam revelar e desenvolver valores humanos através de diferentes práticas dentro do meio social. De 1965 até hoje, o Budismo tem se expandido cada vez mais entre famílias sem ascendência nipônica, constituindo uma das forças motrizes em favor da paz, cultura e educação em nossa região.


Crianças ensaiam para o evento.

           





Crianças ensaiando pouco antes da apresentação.









Banda feminina com crianças.











A VERDADEIRA FELICIDADE

          O compromisso com a criação de valores está na própria origem da Soka Gakkai, sociedade civil japonesa cujo marco inicial foi o lançamento do livro Soka Kyoikugaku Taikei (Sistema Pedagógico de Criação de Valor) de autoria do professor Tsunessaburo Makiguti, em outubro de 1930. Na introdução dessa importante obra pedagógica do século XX o professor Makiguti afirma:

         “A verdadeira felicidade só é alcançada compartilhando-se as tentativas e sucessos dos outros membros da comunidade. É fundamental, portanto, que qualquer conceito genuíno de felicidade contenha a promessa de comprometimento total com a vida da sociedade.”
           
EXEMPLO DE UMA FAMÍLIA PIONEIRA

          Abaixo, fotos da família Inoue, que imigrou inicialmente para a Amazônia e posteriormente mudou-se para Ipatinga.


Senhora Kikuko Inoue tocando harpa japonesa, ainda em seu país de origem.











Imigrantes japoneses na Amazônia.



Senhora Kikuko Inoue (em pé à direita) e filha Yoshiko Inoue
(em pé à esquerda) no Kaikan, em Ipatinga, MG.











RECONHECIMENTO

           Como reconhecimento à atuação da comunidade budista na região, foi entregue, através de iniciativa da câmara municipal de Ipatinga, um diploma de menção honrosa à BSGI – Brasil Soka Gakkai Internacional -, representada entre nós pela Região Metropolitana do Vale do Aço, por sua incansável promoção dos ideais budistas da paz, do diálogo e do entendimento entre os povos.


O vereador Wesley Lei do Trânsito, esquerda, entrega diploma de Menção Honrosa à BSGI - Vale do Aço, aqui
representada pelo senhor Yasuhiro Urabe, à direita.

©
Abrão Brito Lacerda
26 08 15
             




Comentários

  1. qual o endereço dos templos ou locais onde vocês realizam os encontros gostaria de participar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, José Roberto. Você pode começar com uma reunião de bloco, que são reuniões familiares em casas de membros. É ótimo para ter os primeiros contatos e começar a aprender sobre o budismo. Tem reunião este sábado 14 Mai 19 h em Timóteo. Se quiser participar, contato 99632-3275 (tbm Whatsapp). Abrão

      Excluir
  2. Boa noite... gostaria de conhecer mais a respeito do budismo, como posso participar de encontros e/ou reuniões?
    Att,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaria de deixar um comentário?

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co