Pular para o conteúdo principal

BAIXO PROFUNDO



           Consta no dicionário que “coro é uma formação vocal de pequeno porte, também chamada conjunto ou grupo”, mas a professora de canto diz que coro é o mesmo que coral e que, portanto, somos um grupo de canto e ponto final. A professora, a propósito, deveria ser chamada de regente, o que a honraria muito mais do que ser tratada como uma mestra de jardim de infância, porque essa coisa de soltar a voz é como aprender a comer com garfo, requer treino e treino.
            E o grande desafio de cantar é – novidade! - não desafinar, o que significa não descer quando os demais estão subindo ou disparar um “ré” quando todos estão em “lá”. Coisas que se aprende com ensaio, concentração e muito chá de maçã, que limpa e calibra as cordas vocais, como um tonificante natural.
            O mais engraçado dos grupos, coros ou corais são as fotos, elas mostram como a diversidade humana se manifesta na voz. Isso porque as cordas vocais adoram pregar peças. As contraltos podem perfeitamente ser as baixinhas do contra, um baixo pode ser alto, e sua cabeça se destacar na hora da foto, outro pode ser do tipo que leva o apelido de tampa de binga. Os tenores sofrem com o complexo de Pavarotti, aquela coisa de ter que sustentar as notas mais altas enquanto os demais descansam ou tiram meleca do nariz.  Melhor seria ser barítono e cavalgar confortavelmente as notas médias, como o mi 2 e o fá 2,  mas voz não é coisa que se escolhe.  
            De qualquer modo, independentemente da voz, todos podem cantar, bem ou mal é uma questão de prática. Por isso a escolha do repertório é tão importante. Não adianta querer o impossível, sonhar com a Glória, se ela está resfriada e sua voz de soprano soa como um bumbo frouxo. Nos ouvidos dos cantantes de primeira viagem, ressoam obras como “Aleluia” de Haendel ou “Ode à Alegria” de Beethoven, entre chuvas de pétalas, do alto de um correto imaginário. Contudo, se o maestro tem os pés no palco, ela vai varrer suas ilusões para o fundo da coxia e fazê-los cantar “Cabeça Inchada” de Luiz Gonzaga” ou “Minha canção” de Chico Buarque até a exaustão. E, quer saber, o Rei do Baião merece tanto respeito quanto o gênio tedesco.  O que vale é a música e sua capacidade de espantar os males, próprios e alheios.

O que as crianças fazem enquanto os pais se divertem?

            ©
Abrão Brito Lacerda
28 06 15



            

Comentários

  1. Ficaram bem demais na foto.
    Vou aparecer qualquer hora dessas. Quem sabe não aumente a desafinação?
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zé. Você sabe que tem lugar para você. Agende: próximo ensaio dia 2 de Agosto, domingo, sempre às 16 horas. Um grande abraço.

      Excluir

Postar um comentário

Gostaria de deixar um comentário?

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co