Pular para o conteúdo principal

ZAPAVORA


                  
            Era uma casa localizada na Rio Grande do Norte com Contorno, perto da trincheira, ali onde os carros mergulham para passar sob a avenida: um dos últimos prédios belle époque remanescentes na cidade, uma incongruência quando comparado ao muro de concreto que abre a rua em “u” e marca o predomínio da máquina sobre a poesia. Subia-se pelo lado esquerdo até avistar os letreiros em neon sob fundo vermelho cintilante: “Zapavora”.
            O nome veio dos versos da canção “Nosso amor assim nos apavora”, de... quem mesmo? Se me lembrar, prometo contar antes do final.  Hippies, broncos, darks, mods, punks e distraídos em geral, todos se encontravam por ali. O cigarro ainda não era proibido em recintos fechados e o que era proibido circulava com igual liberdade, por isso o ar era embaçado e quente, dava para contar com faca ou tomar como sopa de cogumelos.
            À direita, balcão-recepção-toques; à esquerda, mesas e tamboretes altos de fórmica; ao fundo, a escada de madeira que conduzia ao “porão”, onde ficava o palco e o segundo acesso, pela Rua dos... Finados (- Nome engraçado para uma rua, não? Na placa lia-se “Rua Aurora”, mas todos ignoravam solenemente).
Girava a roda dos 80, essa “carroça que perdeu o condutor”, nos versos do profeta Raul Seixas. Éramos ingênuos como passarinhos e nem sequer sabíamos ser esnobes. Cabelos desgrenhados, barbicha de guerrillero, jeans desbotado, botas de couro - e o peito? – Ainda cheio de amores vãos.  A verdade é que éramos todos mais ou menos matutos, rapazes e moças, do interior e da periferia, ainda que libertários: podia-se perfeitamente deitar com Glória e acordar com Alice e vice-versa.
O balcão tremia e a escada rangia ao som das bandas malucas que se apresentavam por ali: Necrose, Metralhatcheca, Sexo & Espíritu (versão local dos Sex Pistols). Grupos um tanto amadores, alguns inclusive precisando de aulas de violão. Não importa. Sabiam gritar palavras de ordem – Viva a Maria e abaixo o Sarney! - e aprontar as cenas que se repetiam na platéia, como no dia em que a Martilla pirou - agora eu conto:  
Martilla fez o primeiro e segundo anos de História de forma impecável. Estudava dia e noite, era a primeira a responder em sala e escoltava a Eloá (suspiros) para cima e para baixo. Depois, desandou.
            Mas não de repente. Teve a fase dark, esses parentes oitentanos dos mods, os moderninhos da Swinging London. Cortou o cabelo à la garçonne, passou a usar jaquetinhas pretas com gola Mao, falar Goddard e Nietsche, dançar ao som de Strokes e Strawberries. Depois, veio a fase punk
            
Martilla desencabelada, desajuizada e com muito gin-tônica no coco, dançando ao som dos Metralhatcheca. Mas que lio! A segurança era mínima, os shows eram precários. No auge da balbúrdia, enquanto o baixista cuspia Smirnoff sobre a platéia, a Martilla, que não levava calcinha, desmaiou sobre o palco.  
            Quinta à noite era New Wave, então, já sabe, B-52’s rolavam como água: Party out of bounds, Bring me back my man! Nem todos gostavam, é verdade; os guerrilleros melancólicos que curtiam Joan Baez, os metaleiros convictos detestavam. Mas punks de butique, anarquistas e mulheres enchiam a pista de dança all night long.  Muitos solados de sapatos se gastaram naquela festa que parecia não ter fim.  
Conversa típica com o recepcionista:
- Salve! Tem chá?
- Dê a volta no quarteirão pra ver se tá limpeza.
Você fingia dar a volta no quarteirão:
- Mais seguro que prisão federal.
– Pega leve, xará. Veja o caso da Martilla...
            Éramos um pedaço de cada coisa e energia não faltava para incorporar a cada dia um novo caco ao vitral. Ronildo parece ter se esquecido de juntá-los. Apareceu um dia no Zapavora vestido de Tarzan, com um fêmur de boi ensanguentado debaixo do braço, brandindo o livro Sol e Aço de Yukio Mishima. Primitivo e concreto. - Um brinde ao Ronildo e a todos os heróis que tombaram antes da hora! A poesia há de resgatá-los de algum modo do silêncio das pedras.

            Nenhuma lua projetaria nossa sombra para sempre, subindo a Rio Grande do Norte, cruzando a trincheira. Punks atrapalhados, suburbanos copiando modos de citadinos, por sua vez copiados de outras metrópoles. Românticos libertários, sonhando com revolução e glória.
            Passei muitos anos depois pelo local. Outro caixote de concreto e vidro enquadrava a visão daquele ponto da cidade. Nada de pórtico de madeira, música áspera, cheiro de vodca, gosto acre de cogumelo. É tudo tão claro agora. - Faça-se luz! - Que tolice... O engenho da imaginação saberá sempre quando acender ou apagar o interruptor.
©
Abrão Brito Lacerda

           
             

Comentários

  1. Abrão, achei que a década de 80 não havia acabado apenas para mim.
    Quem bom não se sentir só, naquela época eterna.
    Grande abraço e parabéns pelas postagens!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado. Tenho tido com quem aprender (rsrsrs). Se conseguir fazer algo inventivo com palavras e imaginação, que bom. Ficarei mais leve do que você (rsrsrs), pois um computador é mais leve do que um cavalete e uma tela. Abraços retribuidos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaria de deixar um comentário?

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co