Pular para o conteúdo principal

CRETINOS!


          There’s no stopping the cretins from hopping, não há mesmo, nem que o vinil fure de tanto tocar aquele rock dos Ramones. Esses debilóides vão pular a noite inteira. A OPEP e o petróleo, a guerra do Vietnam e a ditadura, a caça às bruxas, os proletários e os intelectuais se radicalizando, os jornais falando de pós-Napalm e AI-5, explosões e fugas, você só ficará sabendo dias ou semanas depois. E,  fais gaffe, meu amigo, os cretinos estão espreitando por toda parte pra te dedurar.
            O que pode um pobre rapaz fazer? Aprender a viver com pouquíssimo, um par de jeans, t-shirt, tênis, mais uma jaqueta de couro pra quem mora no frio de Nova Iorque. O mundo é gris e melancólico, meio hippie, meio anti qualquer coisa, buzu, metrô e longas, longuíssimas jornadas a pé, se cruzar com milicos no caminho, não os encare pra não levar cana. Take a walk in the wild side. Se em Nova Iorque, vá ao Country, Bluegrass and Blues Club, lá as coisas estão rolando, sementes de punk e new wave, dois rótulos que renderão fortunas e mortes trágicas nos anos seguintes.
            E foi assim que uma geração inteira atingiu o ponto “G” entre os anos 70 e 80, essa década mágica, mistura de 7 e 8, noves fora nada, com os nos 60 e a cabeça no futuro.
            Os punks eram os novos mods, mas não eram engomadinhos como seus primos dândis, eram dirty boys & girls. Eram “duros” também e viviam de boca livre, aquela rebeldia não passava de faire semblant, faz de contas. O deboche trash nasceu com um anti-desfile de moda e os rejeitados outisiders não passavam de manequins mal pagos. Mas as garotas de botas de caserna, meias quadriculadas e hot pants cravejadas de metais + piercings & tatuagens pareciam saídas de um  sonho erótico. E a música insinuante e rapidíssima fornecia a trilha sonora perfeita para os cretinos sem causa. Não dava mesmo pra parar de pular...
             Se você é um dinossauro e sente falta daqueles tempos, saiba que estão mortos e enterrados. Hoje em dia só há lugar para os cretinos cretinos, os que dão com os burros n’água por atavismo ou entropia cultural:  propensão ao erro e à corrupção, manifestação de algum gen recessivo que se despertou, cresceu e se multiplicou, jogando todos na vala comum da estupidez. Seja cara ou caricatura, burrice ou contra-burrice, fala ou desmentido, a pós-verdade inaugurou a era do populismo cretino, que não conhece direita ou esquerda e promove falsas revoluções por minuto.
            Agora o petróleo é nosso, a Amazônia também, assim como o Pantanal, os mangues, os lixões, as favelas, os mortos por bala perdida, os não-obstante vivos, os vivaldinos e os rios contaminados por mercúrio. Hoje à noite, como todas as noites, vai passar ao vivo na tv a vergonha nacional, corra antes que o renhido embate entre a direita e a esquerda te lance algumas tortas de idiotice na cara. Em outros lugares, Beirute e Mossul, passam-se coisas bem piores, basta abrir caminho em meio à multidão de cretinos com sua armadura de aço, plástico e silício.
            Nada mais se perde, tudo se transforma. Rufam os tambores, farfalham as trombetas, movem-se os dedos: do nada surgem profetas da alma alheia, livro à mão (para disfarçar uma possível estupidez), lábios debochados de cuja comissura escapam os dez pecados capitais de nossa época: não furtarás à vista do dono, não fornicarás com nenhuma mulher contra a vontade dela, não abandonarás pai e mãe sem antes avisar o SUS, não levantarás de mal humor na segunda-feira, não te dobrarás diante do delegado ou juiz, guardarás jejum de ácido e anfetaminas, não comerás carne, presunto ou salsicha da Sadia, Perdigão e Seara, respeitarás a pausa etílica ou equivalente cinco vezes por semana, darás ao pobre em dólar e euro, não confiarás em nenhuma história sem antes ler os “fatos alternativos”.
            Definitivamente, ser cretino não tem mais graça nenhuma.
©
Abrão Brito Lacerda

25 03 17

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co