Pular para o conteúdo principal

ABAIXO A DEPRESSÃO!



         O Circo Brasil continua em turnê, com palhaços e engolidores de propina, mas a plateia não sai do tédio, o Ibope acaba de informar que, no quesito aceitação, o presidente Mordomo de Frankstein empata com sua antecessora, a Mulher Sapiens.  Nem a comédia pastelão Seis por Meia Dúzia - na qual os aliados de ontem trocam insultos e tortas na cara - empolga as multidões. Foi decretada a depressão oficial!
         Sem a criação da bolsa classe média, os avanços sociais estarão comprometidos e metade dos brasileiros não conseguirão mais pagar a aposentadoria da outra metade. Para os detentores de outras bolsas, poderia ser criada a bolsa trabalho. É a bolsa ou a vida!
         Em meio às críticas ao baixo astral federal, o palácio do Jaburu convocou o grande chefe Atabaque em caráter de urgência. Para quem não lê o Amazonas News, informo que o cacique Atabaque é o mago das fórmulas milagrosas e de baixo custo e, ainda por cima, 100% nacionais, não precisa pagar royalties.
         A conversa se deu através de um intérprete da língua Mamirauá:
         - Chefe Atabaque, disse o presidente-mordomo, temos um déficit maior que o orçamento do senado, mas não é culpa minha, eu não sei de nada, o Lula é quem sabe.
         Grande chefe acendeu o cachimbo da sabedoria:
         - Consultei o espri de Macunaimá. É preciso decretá o Braxit, a separação de Brasília da República Federativa do Brasi.
         - E como vamos fazer para abrigar os refugiados do executivo, legislativo e judiciário?
         Grande chefe soltou uma baforada:
         - O Brasi pode aderi ao Reino Uni na grande aventura “Perdidos no Atlântico”.
         - Isso vai gerar uma guerra civil, chefe Atabaque, o sangue dos mártires vai cobrir as páginas do Facebook.
         - Chegou a hora de fritá sarapaté! A cobra vai fumá!...
         Um assessor cochichou ao ouvido do presidente-primo-do-drácula, ele tossiu e olhou firme para baixo, procurando demonstrar confiança:
         - Metade da elite fugiu pra Miami após a vitória do Lula, a outra metade embarcou para comemorar a queda da Dilma. Quando toda essa gente tiver obtido o Green Card, vai pedir visto de entrada para seus parentes e derentes, além, é claro, de seus jardineiros, entregadores de pizza e suas passadeiras, babás e empregadas domésticas; em pouco tempo, teremos um estado de São Paulo de riqueza e prosperidade florescendo em terras americanas...
         Grande chefe apagou o cachimbo no cinzeiro presidencial.
         - Cacique Atabaque, ninguém leva! Nós sê da tribo Mamirauá. Nós tem wi-fi, tapioca e whiski contrabandeado. Nós  não tem casamento civi nem religioso, nós não tem divórci. Vamo declará independência do Brasi, fritá sarapaté, botá a cobra pra fumá!
         Tupy or not tupy? Não temos medo do sósia do Zé do Caixão, cacique Ataque é nosso rei!
        
©
Abrão Brito Lacerda
04 10 16



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segu...

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que...

TU ES PLUS BELLE QUE LE CIEL ET LA MER: Un poème de Blaise Cendrars

             Feuille de titre, avec dessin de Tarsila do Amaral           C’était en 1983, je crois. J’étais chez un ami traducteur, avec qui je passais des heures à brûler des joins, essuyer des scotchs et rouler les mots à propos de tout et de rien. Une échappée belle dans sa bibliothèque et j’en suis sorti avec un petit livre de la taille d’un paquet de cigarette, que j’ai commencé à lire au hasard – une page, deux... et, tout de suite, cette merveille : Tu es plus belle que le ciel et la mer Quand tu aimes il faut partir Quitte ta femme quitte ton enfant Quitte ton ami quitte ton amie Quitte ton amante quitte ton amant Quand tu aimes il faut partir Le monde est plein de nègres et de négresses Des femmes des hommes des hommes des femmes Regarde les beaux magasins Ce fiacre cet homme cette femme ce fiacre Et toutes les belles marchandises II y a l'air il y a le vent Les m...