Pular para o conteúdo principal

PIQUENIQUE


(Imagem: www.emblibrary.com)

            Piquenique é menos comum hoje em dia do que na época em que a palavra se escrevia com hífen. Por outro lado, o interesse decrescente entre nós a respeito corresponde ao confinamento em que vive a maioria dos citadinos.  Mas alguns povos ainda guardam esse hábito fundador da humanidade: desde os primórdios os homens sentaram no chão para comer, conversar e celebrar.
            Os japoneses, por exemplo, lotam os parques no Hanami ou Festival da Floração da Cerejeira, quando celebram a chegada da primavera e das atividades ao ar livre. Colocam sobre o chão uma esteira, um tatame ou uma toalha, mais um cesto de víveres, e várias gerações se assentam no mesmo nível. Tradição oblige, aqui e ali, gueixas se deixam entrever sob a luz tênue das sombrinhas, tão discretas e cool que fazem pensar que é de seus suspiros que nascem os botões de cerejeira.
Londres também cultiva o plein air, embora com humor diferente: em dias de sol, especialmente no verão, muitos parques parecem praias nudistas ao primeiro olhar, como o Green Park, lugar favorito de picnic entre jovens. Para facilitar as providências com o tradicional Staples & alcohol, ou comes e bebes, é possível, inclusive, fazer uso de um delivery que se propõe a entregar qualquer pedido para um dos grandes parques da cidade dentro de 60 minutos. É o Parknic. E as jovens loiras, ruivas e afins estendem-se ao sol bem à vontade – suas bochechas, de alvíssimas passam a rosadas, depois a rubras, o que nos leva a imaginar que elas se incendeiam definitivamente quando a noite chega.  
Os parques de Buenos Aires rivalizam com os de Londres, com a vantagem de saírem muito mais em conta. Como os argentinos encaram os parques como extensões de suas casas, encontramos em toda parte gente passeando com o cachorrinho, rodinhas de bate-papo entre amigos, universitários revisando a matéria da faculdade... e picnics, regados a empanadas y chimarón. Com sorte, um espetáculo de tango para nos fazer esquecer os pelotudos (chatos) e admirar os atributos das danzarinas, jovens atléticas e elásticas que executam, sempre com olhar fixo e lânguido, giros sobre os quadris de granito, aberturas incríveis, saltos com o vestido de fenda esvoaçando...
E pensar que já houve época em que não era preciso ir tão longe por causa de um simples piquenique. Bastava preparar o pão, o picles e a salsicha ou o frango frito, ervilhas em lata como must.
Lembro-me de uma vez saímos em excursão pela beira do rio, não para pescar, mas sim para tomar banho como principal diversão. Passamos a manhã inteira dando saltos-mortais de um barranco alto de quase dez metros e quando voltamos para a barraca, verdes de fome,   as formigas tinham chegado antes de nós. Levaram nosso almoço! Mas a barraca ficou e, dentro dela, uma cobra de dois metros de comprimento.
Disposto a reviver as velhas práticas, combinei um encontro entre amigos em um clube não muito longe de São José do Paraíso. O clube tinha um ítem indispensável hoje em dia: conexão wi-fi. Obviamente, todos levaram seus smartphones e ficamos todos ligados via satélite na sombra das árvores, pois uns gostam de country, outros de rock e ainda tem gente que ouve gospel. Começou a cair uma chuva daquelas e tivemos que voltar para casa com o pão, o salaminho e os picles. E ainda tem gente que acha que os parques devem ser equipados com  free high speed wi-fi. É o fim.
©
Abrão Brito Lacerda
09 02 16

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co