Pular para o conteúdo principal

ZAÍRA E OS POETAS



               Não é todo dia que se é convidado para uma reunião de poetas. Especialmente quando não se é um, como é o meu caso. Mas escrevo também sobre poetas, e tomara que isso acabe me impregnando de algum modo, já que a poesia é um mistério que me assusta e fascina.
            Fascina-me pela natureza de sua revelação: nem todos conseguem combinar as palavras de modo a obter o efeito poético. Alguns dirão, talvez a maioria, que tudo é uma questão de técnica e que poesia se aprende fazendo, que é um oficio de palavras, etc. Mas não é. Poesia supõe uma afinação entre emoção e palavra - qualquer que seja a emoção, sublime ou decadente – que não se obtém por simples querer. Ela não exige sequer um determinado nível de instrução ou cultura (como bem mostra Patativa do Assaré, “poeta da roça”, como ele mesmo se definia), pode surgir no ser e depois desaparecer (vejam o caso do Rimbaud, que abandonou a poesia para ser um reles comerciante nômade) ou manifestar-se na idade tardia (exemplo da Cora Coralina, doceira a vida inteira que se descobriu poeta na terceira idade).
            Assusta-me por certa fatalidade ligada à condição poética, exemplificado em tantas figuras trágicas e dramas pessoais. Devido à natureza do seu tempo (geralmente muito lento, o tempo da divagação, mas às vezes incrivelmente rápido, como um meteoro), a poesia é sempre um transporte para fora do mundo, um alumbramento, como diria Manuel Bandeira.  No entanto, somos confrontados diariamente com a necessidade de sermos regulares, de obedecermos a horários e compromissos.        
            No mais, uma reunião de poetas não difere muito da reunião de uma empresa, com discussão da pauta, assinaturas, ata e pausa para o lanche. Sem falar do fluxo de caixa e dos informes da secretaria.
            A sede da APEMT (Associação dos Poetas e Escritores do Município de Timóteo) é a casa da Zaíra, que é também o Lar das Meninas de Ângeles, onde ela acolhe garotas carentes, criadas como se fossem suas filhas. Além de dedicar-se à literatura, com doze livros publicados, entre poesia, contos, crônicas e literatura infantil, a Zaíra de Carvalho nutre-se de compaixão pelos desafortunados, fonte de sua grande sabedoria.
            Fico sabendo através da biografia publicada em seu segundo livro, “O Choro da Criança na Missa do Prefeito” (1983), que essa decisão tem a ver com seu passado no seio de uma família numerosa, cuja mãe e filhos passaram por grandes dificuldades após a morte do pai. A própria Zaíra quase morreu... de fome! Mas reergueu-se, sólida como um carvalho. Através de muita luta e superação, cursou faculdade, tornou-se professora, depois escritora, passando a fazer, a partir da sala de aula, a crônica de Timóteo, antiga Acesita, cidade que faz parte da região das indústrias do aço, em Minas Gerais.
            Muitas de suas histórias são fábulas e têm o fito de educar e instruir. Alguns trechos são de uma bela prosa poética:
            “A tarde estava linda. Uma onda de otimismo pairava no ar e convidava-nos para um passeio. Saí sem destino, curtindo as carícias do vento roçando-me o rosto. O sol se recolhia deixando para trás um manto doirado enquanto outro manto de alegria agasalhava meus passos.”
            Há belas metáforas:
            “Às tardes, o portão espia sua chegada com um sorriso aberto.”
            Correlação de movimentos internos e externos, em ótimas frases:
            “O carro corria pelas estradas e a emoção dentro delas.”
            E um humor que lembra muito os arranjos verbais deste cronista que escreve:
            “Nestas alturas as galinhas fogem apavoradas. Sabem que se o camarada entrar, uma delas será condenada à morte. Como não tem Sindicato e nem “Centro de Defesa dos Direitos Galináceos”, o recurso é correr o mais que puderem.”
            Enfim, a sabedoria, essa virtude que só é acessível a quem incorpora o outro em sua própria existência:
            “A felicidade está dentro do sujeito como o combustível do carro. Só aparece quando está em movimento. A saída é para fora e nunca para dentro de si mesmo.”
            Além do livrinho da Zaíra, voltei para casa como feliz proprietário de duas coletâneas dos Poetas do Vale do Aço, das quais selecionei a edição de 2013, intitulada “O Vale em Poesia” para compartilhar com os leitores. São 18 poetas, de idades e estilos variados, expressando-se em geral através de versos simples e sentimentais, frequentemente com apelo religioso e em torno de temas do dia-a-dia. Citar apenas alguns dentre eles significa incorrer em possível injustiça, mas esta é uma crônica breve, que, tomara, desperte em quem leia o desejo de buscar os livros comentados.
Há belas gemas incrustadas no livro, algumas lapidadas, outras em estado bruto, como este poema da Aila Araújo Costa:

DOBRADURA

Na beira de um rio
Um velho e um menino
Estavam a brincar
Na areia e no rio
Vários barquinhos
Que estavam a navegar
Ao lado do velhinho
Vários aviõezinhos
Preparados para voar
Uma pilha de papel
Com aquela cor de mel
Que serão belas molduras
Pra enfeitar suas aventuras
E é essa história
Que eu te contei bem agora
Da dobradura de papel
Papel cor de mel.

A Aila tem apenas 14 aninhos, mas já sabe da poesia. E como sabe? Em primeiro lugar, é preciso dizer que a poesia é como o amor, algo simples e universal, fácil de sentir, mas difícil, talvez impossível, de explicar. Ela não está no arranjo das palavras em forma de versos, nas rimas ou mesmo no sentimento. Ela é a fagulha que parte quando o verbo e a emoção se encontram e comunicam sua mensagem, mensagem de recriação do mundo, do mistério insondável da existência. É preciso ter uma anteninha capaz de extrair a eternidade do circunstancial, coisa que a Aila possui.
No seu poeminha, ela retrata uma cena singela, brincadeira de infância, afeto, comunhão entre o velho e o menino, reunindo assim os tempos da existência - e, portanto, a eternidade - e encerra tudo na hábil dobradura do papel - a dobradura do barquinho que vira a dobradura da página em que ela escreve. Escrito e dobrado, o material (barquinho, papel, rio, areia, tinta) encerra um mistério: a poesia. Ponha no bolso e leve, leitor.
Para realizarmos um salto nas idades, transcrevo abaixo parte do poema “Maluco Beleza” da Maria de Lourdes Toledo, poetisa de 76 anos, que celebra igualmente a vida no que ela tem de essencial:

MALUCO BELEZA

Sou maluca
Lelé da cuca
Não jogo sinuca
Não danço mazurca
Sou fã do Sivuca.
Sou contente
Mesmo doente
Com falta de dente
Lucidez ausente
Ainda sou gente.

Uma gargalhada de prazer pelos versos da dona Maria Maluca de Lourdes!
Enfim, um poema de Stelio Nobre Maia, que possui nobreza no nome e nos versos. Trata-se de um poeta feito, na idade e no trato da língua: preciso, delicado, generoso:

O CATADOR DE CARANGUEJOS

Todos juntos, amarrados...
E pendurados em tiras
De vegetal, bem ligados,
Ou, até mesmo, de embiras,
Formam “corda” os caranguejos
Para o pobre vendedor
Conduzi-los aos festejos
À mesa do comprador.
O leigo não imagina
A saga tão aviltante,
A cruel e dura sina
Do catador tão distante:
Mergulhado em densa lama,
Ao pé do mangue agachado,
A esgueirar-se da trama
Leva, assim, o seu achado.
Coitado daquele homem
A rastejar em chão de lama
Naquele mangue além,
Sem atentar que o drama,
Na visão dos que bem comem,
Considera o pobre homem
Um caranguejo também.

Alagoana de nascença, seu Stelio tira rima e métrica de ouvido, coisa de quem traz na memória o repetente e o cordel. O fecho é igualmente típico da poesia nordestina, o que não tira em nada seu mérito. Este poema poderia ser assinado Ferreira Gullar ou João Cabral de Melo Neto.
Seu Stelio, caso venha a ler estas linhas, saiba que o senhor merece publicar muito mais. E, na eventualidade de fazê-lo, não se esqueça do autor desta crônica.
Escrever, contar e recontar. Reinventar a vida através da escrita. Extrair da matéria bruta a emoção suave. Sempre agora, nunca tarde, como se lê nos versos da Zaíra: “Velhice é a aurora / De outro amanhecer.” Não importa a idade, cada dia é um recomeço.

©
Abrão Brito Lacerda
Timóteo, 01/03/18
            



            

Comentários

  1. Que crônica feliz, Abrão. Conheci as publicações da APEMT através da Dorinha (sua ex-colega de pintura), que participou de algumas edições anteriores.
    Já era uma homenagem necessária e merecida. Parabéns à Zaíra e a você também, pelo compartilhamento.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Despertar no leitor o desejo de conhecer a obra, temos isto em comum. Temos também em comum o fato de tratarmos o anônimo e o célebre com a mesma medida. Além disso, evidenciar a grandeza humana por trás de cada trabalho, este é um dos objetivos da arte.

      Um abraço para você também, amigo.

      Excluir

Postar um comentário

Gostaria de deixar um comentário?

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co