Pular para o conteúdo principal

A UTILIDADE DE UM VELHINHO

         


         Desculpem, senhoras e senhores, eu realmente não quis dizer velhinho ao pé da letra, uma vez que uma pessoa de sessenta ou setenta anos de idade não é mais velhinha hoje em dia. Ao contrário de tempos atrás, quando ter cinquenta anos significava estar um caco e ultrapassar o limiar dos sessenta era botar um pé na cova. Don Quixote, o personagem decrépito da famosa novela de Cervantes,  era um ancião lunático e caquético aos cinquenta anos. E podemos considerar que estava de bom tamanho se compararmos aos tempos antigos, quando os homens morriam na guerra entre os vinte e os trinta anos e, mesmo as mulheres, que não lutavam de escudo e espada estavam sujeitas a uma morte precoce, de tifo ou de parto. Mas, depois do antibiótico e do viagra, até pessoas de oitenta anos estão bombando e não será grande surpresa se prolongarem a procriação até a terceira idade.
         Eu mesmo, no alto dos meus cinquenta e oito anos, sinto-me saindo da adolescência – que já durou demais, confesso. Ando ansioso para amadurecer, virar um pilar da sociedade e parar de fazer coisas que fariam meu filho ruborizar, como escrever crônicas para sete leitores e alimentar os bichos do zoológico com cogumelo alucinógeno mesmo sabendo que isso é proibido. 
         Veja bem, você vai a uma agência dos correios – que ultimamente é também agência bancária, escritório da receita federal e central de fuxicos – e têm lá três caixas: um para atendimento geral, com uma fila que começa na rua, outro só para Sedex e outros serviços mais rentáveis e o terceiro, exclusivo para “idosos, gestantes e pessoas com deficiência”. 
            Eu não tinha tanto tempo, pedi à secretária para postar uns cartões de natal para mim. Três horas depois, ela voltou dizendo: "Não consegui enviar os cartões. Entrei na fila errada e acabei em uma loja da Ricardo Eletro em liquidação."
         Esta é ou não é uma pessoa com deficiência? No entanto, ela tem pouco mais de vinte anos e não pode usar o caixa papa-fila. O jeito foi despedir a secretária e desistir de enviar cartões de natal.
         Nessas horas, um velhinho na família vale ouro. Desconfio inclusive que a revalorização da terceira vem dessas facilidades que eles vêm adquirindo. E, a este respeito, faço aqui uma grave acusação, que a polícia federal e outros agentes secretos deveriam investigar: minha vizinha, a Dona Gertrudes, é mulher de duas caras. Quem te viu, quem te vê. Oficialmente, ela tem sessenta e cinco anos, mas após um lifting + botox, ficou com cara de cinquenta. E ainda assim não se deu por satisfeita, encarou o pilates, a musculação e agora desfila por aí com um namorado de quarenta, idade que ela finge ter. 
           Sem secretária, não me restou outra alternativa senão enfrentar a fila dos excluídos do correio. Mas lá chegando, surpresa!, encontrei a Dona Geninha, de sandálias baixas, vestidinho estampado e uma daquelas bolsas cafonas que as senhoras costumam usar. Levei um susto. Ela parecia ter setenta anos!  Foi direto ao caixa exclusivo, sem dar bola para o meu olhar de inveja, e, lá chegando, depositou sobre o balcão um monte de faturas a pagar, provavelmente as contas da família inteira.
         Envelhecer é horrível, dor daqui, dor dali. Ah, que saudades dos meus vinte anos... Mas as dores da idade são o tributo pago à longevidade. Com exceção dos poetas, dos endividados e dos maridos traídos, ninguém espera em sã consciência deixar este mundo de maravilhas antes de poder gozar o privilégio do “caixa exclusivo”.
©
Abrão Brito Lacerda
01 03 18

Comentários

  1. RERERERER rerer. muito bom. Bem-vindo ao mundo da crônica. O tema é batido : as proezas e percalços das últimas fases da vida. Nada como revisitá-lo com o olhar do humor em um texto de extensão maior que a crÔnica "normal". O tema ganhou contornos polemizadores. didaticamente, talvez se possa pensar que para os mais otimistas, quase sempre saudáveis aposentados do serviço público, do mundo político e dos abastados é a festejada MELHOR IDADE. Conceito polêmico, para muitos o adjetivo melhor não seria mais adequado para um fenômeno que dura o resto da vida e que ainda não se sabe se ela vem a nós e se nós chegamos a ela. O fato é que quando uma linda jovem cede lugar no ônibus a mim, sei que não é pelos meus belos olhos, mas por respeito.Embora , meu amigo BJ, dono de um carrão e de saudáveis 56 anos, afirme que algumas delas preferem ser tratadas como bonecas pelos "velhinhos" que como peteca pelos jovenzinhos... como sempre..você mexeu com assunto difícil e para assuntos sérios: você já sabe. só rindo. Beeeimm, esta parte do comentário veio para dar calor à conversa.Buscando, então, mais luz e menos de calor, quero finalizar falando das riquezas do seu estilo que busca ser cada dia mais enxuto, conciso e menos inclusivo, digressivo afinal na vida e na fantasia tudo é determinante, mas nem tudo cabe no texto. ABRAÇAÇU do JUÂO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias, honorável John,

      De fato, o conceito de melhor é cabível em qualquer idade. Aos vinte anos, temos saúde e tesão de deuses, mas desperdiçamos a maior parte no banheiro ou malhando aqueles textos chatos da universidade. Aos cinco papai e mamãe nos repetem sem cessar que somos os seres mais bonitos e inteligentes do mundo e quando descobrimos que era mentira viramos escritores. Quanto ao texto, ele é um "affaire" de palavras, que dizem, desdizem e contradizem. Abraço retribuido.

      Abrão

      Excluir
  2. MUITO BOM MEU AMIGO...COMO DIZIA UM COLEGA DE EMPRESA: VELHO É MEU PASSADO...ABRAÇOS...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Gostaria de deixar um comentário?

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co