Pular para o conteúdo principal

PELA CIDADE


            Receber o feedback do leitor é tudo que o autor deseja. Ainda mais de um leitor fiel, que conhece suas histórias melhor do que você, que indaga sobre os personagens, os lugares, tece liames com outros campos. Eu afirmo que tudo é ficção, tenho péssima memória, esqueço nome de pessoas, lugares, eventos, tenho que me servir da imaginação para traçar linhas e delinear histórias. Além disso, não custa acreditar que sonhar é melhor do que viver e que a arte está alguns degraus acima da realidade, algo assim como uma taça de vinho que rompe o torpor da tarde de domingo, quando você pensa no fim e no que virá depois dele - inevitavelmente, a segunda-feira.
             O leitor insiste, eu o perdoo. Está cada vez mais difícil encontrar histórias interessantes, todas já foram contadas e recontadas pelo cinema, esse narrador supremo do mundo moderno. De vez em quando alguém parece dizer o que ainda não foi dito, gera debates, mundos e fundos da mídia de merde, que vive pelo efeito da matilha – onde um cheira a bunda do outro – e constrói o discurso dos alienados. Eu os perdoo também. Estou tomado de compaixão depois que o leitor explicou que leu meu livro três vezes e ainda confunde os personagens. Especialmente aquela moça da padaria, ah, aquela rapariga decidida que tinha uma tatuagem – onde mesmo?
            Digo ao leitor que me lembro da tatuagem da moça, fui eu mesmo que a construí com palavras, mas não sei bem onde ela fica. É no pescoço, ele me diz com olhos brilhantes, a parte do corpo da mulher que mais me excita, ela tem uma tatuagem que pode ser ocultada pela gola da blusa, ou revelada, conforme a ocasião e o interesse. Rapaz, isso é excitante, a Milyne do conto “Sete para Viver” tem uma tatuagem bem na... Não é dela que estou falando, interrompe o leitor com propriedade, eu gosto mesmo é da moça da padaria, aquela do conto “Pela Cidade”. Essa história tem alguma relação com sua vida?
            Que fazer, poderia ser um crítico da tv me convidando para um debate, com bilhete de avião e hotel incluído, mas não, é o senhor leitor que está apaixonado por uma personagem de minha invenção. A contragosto, me disponho a reler a história, coisa que não me deixa muito à vontade, pois cada vez que faço isso encontro um monte de defeitos e tenho ganas de mudar. Nem o fato de estar plasmado em preto sobre branco me convence que é preciso deixar a criatura viver em paz, ter vida própria, conquistar o mundo.        É para isso que publicamos, não é mesmo?

            Procuro me manter neutro, agora que estou convertido em leitor. O Jack é um safado, não recomendo o estilo de vida dele. O quê? Não, o Jack não tem nada a ver com uma pessoa especificamente, qualquer semelhança é mera coincidência, eu inventei o Jack, tá bom? Inventei o Jack, a Luanda, namorada dele, mulher e ex, o alfaiate filósofo versado em francês que compele o narrador ao adultério sob o discurso de que não se pode amar apenas uma vez, inventei a moça da padaria, não tenho culpa se ela se parece com alguém que você conhece. Eu não conheço ninguém como ela, replica o leitor, mas bem que gostaria, ela é tão autêntica, sensual, tem porte, dignidade, definitivamente, não é uma mulher qualquer. E tem aquela tatuagem...
            No conto, é assim:
   Passei na padaria dois dias depois e notei que a garota estava mais sugestiva. Pela primeira vez, deixou entrever sob a gola da blusa uma pequena tatuagem, semelhante à que eu vira no sonho. O perfume, que fiz questão de sentir, era amadeirado, e misturava-se ao odor discreto do suor de algumas horas de trabalho. A aliança também estava lá, no dedo médio da mão direita.
  Well, Gabriel, depois:
“Fiz questão de ralear minhas passagens pela padaria. Só voltei quinze dias depois, pelas baguetes de gergelim e os bolinhos de chuva, juro. Ela me seguiu com o olhar 43. Quando cheguei ao caixa, a tatuagenzinha estava à mostra: um galho de rosa com flor e espinho. Que linda tatuagem, obrigada, gosta de música? Samba? Eu também, aqui está meu cartão, liga amanhã, saio às 8...”
Com sabor de struddle de chocolate e éclair de doce de leite, rolou um rolo aí, durou meses e acabou porque tinha que acabar, uma experiência que caiu como uma luva para os interesses da moça, sejam lá quais forem. Teve a influência dos amigos e infiéis confidentes, teve a “folie” que tomou o coração do homem de meia idade, uma reação espontânea como acontece nos melhores incidentes amorosos, sem gratuidade, sem instintos vulgares.
  Mas que é pura ficção, eu juro de pés juntos.

©
Abrão Brito Lacerda
10/07/20
 


             
           

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co