Pular para o conteúdo principal

É DE MORTE



         Se viver está difícil, imaginem morrer. Nossa história começa com um homem sentado a cavalo sobre uma janela do décimo-quinto andar do edifício Acaiaca. Sem camisa, e com o peito reluzente ao sol da tarde, ele grita frases obtusas, imprecações, clamores, promete se lançar no vazio, ou,  pelo menos, é isso que chega aos ouvidos dos passantes lá embaixo.  Uma pequena multidão acaba se formando nas calçadas de uma das esquinas mais movimentadas do centro de Belo Horizonte. Há quem finja conhecê-lo: “Desça daí, Alfredo, sua mãe vai morrer do coração!” Há quem apele para seus sentimentos cristãos: “Arrependa-se, e confie no perdão divino!” Alfredo, ou seja qual for o seu nome, responde apoiando-se no peitoril da janela com ambas as mãos, como quem está prestes a saltar. Isso provoca uma reviravolta dos curiosos, muitos se afastam com medo de serem esmagados, ouvem-se gritos histéricos, chega a polícia militar, o trânsito é interrompido por uma faixa de isolamento, buzinaços, xingaços, sirene do corpo de bombeiros, equipe de  paramédicos, uma ambulância e enfim a Associação dos Suicidas Anônimos.
            Como convém, são os militares que assumem o controle da situação. Uma equipe toma o elevador em direção ao andar onde se encontra o suicida, outra começa a distribuir ordens entre apitaços e a formar um cordão de isolamento. Indiferente ao remue-meninges, Alfredo, vamos dar-lhe o direito a um nome, põe-se de pé sobre a janela e, com as costas apoiadas na parede, caminha sobre a platibanda até o tubo hidráulico. Adeus mundo cruel, ele está livre para consumar seu ato.
            Nesse exato momento, um grupo de adolescentes ruidosos desce a Rua Espirito Santo e, ao perceber o que se passa, começa a gritar: “Pula! Pula!” Os jovens têm dessas coisas. A polícia avança para restabelecer a desordem, os rapazes correm na direção do viaduto Santa Teresa, enquanto continuam a gritar: “Pula! Pula!” Como se tivesse sido siderado por um raio, o suicida detém-se subitamente, muda de ideia, faz o caminho de volta à janela e, enquanto a multidão está distraída, salta para dentro do prédio.
            E assim, em meio à confusão, ninguém o reconhece quando ele reaparece no hall, trajando o casaco do ascensorista. Nenhuma resistência é-lhe oferecida quando ele fura o bloqueio da portaria, ganha a rua e começa a andar em direção à Praça Sete, a trezentos metros de distância. E não poderia ser diferente, porque a excitação é evidente nas centenas de rostos que olham para o alto, aguardando com impaciência o desfecho dos acontecimentos. Alfredo se vai, cabisbaixo – ele está acostumado a olhar para o chão -, ops!, alguém deixou cair uma nota de vinte reais, ele a recolhe, pensa “um dia é da morte, outro é do suicida”, dessa vez vai poder tomar um café reforçado na praça para quebrar o jejum.  
            E é lá que o reencontramos, apoiado ao balcão como um operário de fábrica, sorvendo o preto que sacia em grandes goles, devorando sem parcimônia uma porção de pão de queijo e croquete. Sua loucura era muito mais de fome do que de qualquer outra coisa, pois, assim que a comida chega ao estômago, todo seu corpo se lança aos trabalhos da sobrevivência, o coração se anima, o oxigênio infla os pulmões, o cérebro responde, a boca emite enfim o desabafo:
            - Aonde vamos parar com a falta de respeito das pessoas?
            O cliente adjacente lança-lhe um rabo de olho e dá um passo para o lado, mas Alfredo continua:
            - Não se pode mais morrer em paz!
            - Do que você está falando?
            - Imagine o senhor: eu ia pular de cima do Acaiaca, nada mais poderia me deter. Daí chegaram uns gaiatos e começaram a me desafiar. Eu não podia suportar aquilo!  
            - Então você é o responsável por essa bagunça toda?
            - Não fala alto, porque não quero ser reconhecido pelos repórteres da televisão.
            O cliente confere as imagens no celular e olha de volta para o ex-suicida: não reconhece a casaca bege, mas a calça azul é idêntica.
            - Devia dar graças a Deus por poder tomar mais um café.
            - Se estou vivo, é contra a minha vontade.
            - Isso não faz o menor sentido. Porque não tenta outro método?
            - Eu levei uma semana preparando um plano...    
            - Enforcamento?
            - Coisa de fracassados.
            - Se lançar debaixo de uma carreta no Anel Rodoviário?
            - E como vou chegar até lá?
            - Overdose de crack?
            - Meu vício é a cachaça.
            - Afogamento nas águas podres do Ribeirão Arrudas?
            - O senhor não entende: eu queria me espatifar no asfalto, atrapalhar o trânsito, aparecer na televisão.
            - Hum... então aproveita que os repórteres estão esperando.
            - Não é a mesma coisa. Além disso, só por desaforo, agora decidi viver.
            - Faz muito bem, a morte não é solução para nada. Olha, eu também tenho meus problemas, mas mesmo assim resolvi encarar um novo emprego. Sofro de hérnia...
            - Você também tem hérnia de disco?
            - E hemorroidas. Já fui até operado.
            - Alguma dívida?
            - Devo aluguel e crediário. Foi por isso que minha mulher fugiu com as crianças.
            - Tem um barraco onde morrer?
            - Moro em um quartinho de favor.
            - Seu nome tá sujo no SPC e no Serasa?
            - Só consigo comprar na venda do bairro.
            - Já foi preso alguma vez?
            - Duas vezes. A última quando trabalhava como camelô na Rua Espírito Santo. A prefeitura mandou expulsar todo mundo, me deram uma sova, me levaram em cana e me enquadraram por interceptação de mercadorias – sabe como é?
            - Nunca pensei que alguém pudesse ter os mesmos problemas que eu.
            - E, pra piorar, ontem recebi um SMS da operadora, avisando que minha linha de celular está suspensa até o pagamento das contas atrasadas.
            - Isso é insuportável!
            - Mas ainda assim, é melhor do que morrer. Escuta, tenho que ir agora. Se precisar de alguma coisa, aqui está o meu cartão.
            - “Funerária Campo Lindo”?
            - É. Fica no Santa Efigênia, ao lado da Santa Casa. Por falar nisso, o Cemitério da Paz abriu vaga para coveiro. Não quer tentar?
            - Não sei, não tenho nenhuma experiência.
            - É o tipo de coisa que você aprende fazendo. E, depois, é muito mais fácil do que se matar.
            - Você acha?

©
Abrão Brito Lacerda
07 07 18

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co