Pular para o conteúdo principal

MORTE AOS VIVOS E VIVA OS MORTOS!

 
Plasmatics com Andy O. Williams, a comandante geral do caos ou pandemônio organizado.
(Foto: youtube.com)

            Quando o cabelo e o entusiasmo começam a ceder à lei da gravidade, é comum lembrar-se dos bons tempos que se foram, à luz dos quais os dias atuais parecem bregas e chochos.  Até na política já andam falando de bons tempos – saudades de Collor ou de FHC? - na arte e na música, nem se fala, depois que o mau gosto criou raízes, a pandemia do atraso bate à nossa porta como um tsunami.
            São programinhas de tevê com dançarinas bombadas e cantores de meia-tigela. A caretice anda demais, meu amigo Astrildo, sobrevivente de épocas selvagens e hoje consultor de assuntos mundanos, declara:
            - O que leva moças de família a treparem no varal desses boçais de três notas?
            - Você pode ser preso e deportado por misoginia!
            - Tem razão, vou vestir calças vermelhas e cortar os cabelos de cherokee, como nos velhos tempos.
            Perdoem o Astrildo. Ele cresceu com um pé no movimento hippie, leu os livros da geração beat e fumou quilos de haxixe. Ouviu os Ramones cantarem “Sheena is a punk rocker” quando Jesus Cristo ainda usava calças curtas. E surfou na rave sem fim dos anos 80.
            Só os oxímoros para aproximarem as discrepâncias dessa época politicamente correta e socialmente desinfecta. Porque sobreviver aos tempos é uma doce ironia, que não poupa sequer aqueles que veem no passado a salvação do presente, sem se dar conta de que o passado não salvou sequer a si mesmo.
            Depois que morreu Cazuza, viva Cazuza! Seus heróis morreram de overdose, seus inimigos estão no poder e brindando sobre sua cova rasa. Também já morreram Raul Seixas, Jimi Hendrix, Tommy, Dee Dee, Joey e Andy O. Williams. Um viva para todos, nenhum micróbio tocará seus cadáveres enquanto a indústria de vender mitos não aplacar sua sede.
            Quando o punk surgiu em meados dos anos 70, o objetivo era resgatar o espírito do velho rock and roll e mandar pelos ares o rock-negócio. Depois vieram bandas como Dead Kennedys, Sex Pistols e Plasmatics, da comandante geral do caos ou pandemônio organizado, Andy O. Williams. Andy suicidou-se em 1998, quando sua música já tinha ganhado o gosto do isopor, os demais estão vivos, vivaldos e vivaldinos.
            Os Dead Kennedys se separam para melhor dividir o botim na velhice. Joe Biafra, ex-crooner e letrista, sacode agora a pança em palcos ao redor do mundo, imitando seus trejeitos de juventude. Os outros membros da banda contrataram outro vocalista, que por sua vez imita o próprio Biafra. E quem vê os “revolucionários” Sex Pistols hoje, vestidos como palhaços de um circo de segunda classe, repetindo as canções do único álbum que lançaram nos idos de 1977, tem a impressão de estar assistindo a uma farsa.
            Na onda do “revival” de qualquer coisa, quando a criatividade tá magra e a grana fácil, nada melhor do que reciclar os antigos rebeldes e transformá-los em carneirinhos. Então, diga aí, Astrildo, você que come arroz integral e arrota pimenta, onde posso encontrar um par de calças vermelhas?
            - Morte aos vivos e viva os mortos!
            É o único jeito de ser moderno, diferente e eterno.

©
Abrão Brito Lacerda
10 07 15
           





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PAULO LEMINSKI: POESIA DO ACASO

Falarei do acaso para falar de Paulo Leminski (1944 – 1989), um dos poetas modernos que mais admiro e que leio com mais prazer. Pretendo transmitir um pouco da fruição que sinto ao ler seus poemas, como, por exemplo, o prazer do inesperado:          eu ontem tive a impressão que deus quis falar comigo         não lhe dei ouvidos quem sou eu para falar com deus? ele que cuide de seus assuntos eu cuido dos meus Você achou o poeta petulante demais? Ora, ele está apenas fingindo uma humildade que não possui, pois, enquanto artista, deve buscar o absoluto, o não dito. Deve rivalizar-se com Deus (seus assuntos são tão importantes quanto os do Criador, ora bolas!).          Acadêmicos e gente que adora esfolar o cérebro dirão que o acaso não existe, mesmo na arte, que tudo é obra de saber e técnica, etc., etc. Mas apreender o acaso é tudo que o artista busca. Mallarmé (vejam minha postagem de 17 de março de 2012 sobre o poema Salut ), o mestre que faz os

TSUNESSABURO MAKIGUTI: A EDUCAÇÃO COMO CRIAÇÃO DE VALORES

                Mais conhecido como fundador da Soka Gakkai, sociedade laica japonesa que atua pela promoção da paz, cultura e educação, Tsunessaburo Makiguti (1871 – 1944) teve uma vida intensa, pontuada por momentos dramáticos. A começar por sua origem, no seio de uma família pobre do noroeste do Japão. Aos três anos de idade, foi abandonado pelos pais após sua mãe tentar suicídio, atirando-se com ele nos braços no mar do Japão. Foi adotado por um tio, com o qual viveu até os 14 anos e, posteriormente, foi morar com outro tio. Começou a trabalhar cedo e, com grande dedicação, concluiu o curso normal, tornando-se professor primário e também diretor de escola, função que ocupou por mais de vinte anos.             Foi das anotações sobre suas experiências didático-pedagógicas que surgiu o seu segundo livro, Soka Kyoikugaku Taikei ( Sistema Pedagógico de   Criação de Valor es ) , publicado em 1930, em parceria com seu amigo e colaborador Jossei Toda.              Os dois prime

IBIRAJÁ

            Ibirajá é uma vila do município de Itanhém, no Extremo-Sul da Bahia. Fica às margens do Rio Água Fria e possui um lindo sítio, entre montanhas e campos de verdura. Quem ali morou no auge de seu progresso, nos anos 1960 e 1970, impulsionado pela extração de jacarandá na mata atlântica e o garimpo de águas marinhas nas lavras do Salomão, jamais esqueceu. Era um lugar primitivo, onde se misturavam baianos, capixabas, libaneses e italianos. O orgulho nativo continua em alta com os atuais moradores, que mantêm um ativo grupo no Facebook.             Entre o Ibirajá e as Fazendas Reunidas Coqueiros, localizadas a 9 km a jusante do Rio Água Fria, passei minha infância. A força telúrica da visão infantil e a poesia intensa dos eventos nascidos da vida bruta de antanho inspiraram meu livro Vento Sul, que agora ganha um novo interesse, no momento em que publico o segundo, de temática totalmente diferente.             Vento Sul é um inventário de minha infância. Eu o via co